Saaaalve, família Catraqueira!! Quer conhecer alguns dos principais artistas e pensadores africanos? Então se liga no Festival Afrikanse!
As apresentações são transmitidas no Facebook @nucleo.coletivo.das.artes e no YouTube das Edições Afrikanse, entre 13 e 18 de abril, sempre às 16h. O evento promove o intercâmbio entre dois continentes, África e América do Sul, com uma programação exclusiva sobre as culturas africana e afro-brasileira.
O Festival Afrikanse conta com convidados do Brasil, Angola, Togo, Cabo Verde, Camarões, Senegal, entre outros países africanos. Não dá para perder, né?
Na abertura, dia 13 de abril, a ancestralidade abre caminho com as bênçãos das Mamas. Para quem não sabe “Mama” é como se denomina as mulheres mais velhas e mães nos países africanos que falam português. Participam da roda de conversa Nega Duda (Brasil), Melanito Byouz (Camarões), Dona Jacira (Brasil) e Dona Engracia (Angola).
A cada dia, a programação aborda uma temática diferente. A “Conexão Artes Visuais”, que ocorre dia 14, tem a presença dos artistas Mumpasi Meso (Congo), François Muleka (Brasil) e Jesse Jane (Moçambique).
Tem interesse em moda? Então não perca o bate-papo “Estética e Resistência”, no dia 15, com Nana Milumbe (Brasil), Tekasala Ma’at Nzinga (Angola), Hanayrá Negreiros (Brasil) e Tchiloya Vagnaide (Angola). Aliás, o angolano Tekasala foi o primeiro estilista deste país a apresentar suas criações na Semana de Moda de Nova Iorque!
O encontro “Narrativas Literárias”, que acontece dia 16, conta com a presença de Akins Kinté (Brasil) e Kunta Kinté (Senegal).
Já no penúltimo dia da programação, é a vez da conversa entre os influenciadores Mister Prav (Benin), Fatou Ndiaye (Brasil-Senegal) e Vensan Iala (Guiné-Bissau). A adolescente Fatou Ndiaye mora no Rio de Janeiro e tem mais de 70 mil seguidores no Twitter.
No encerramento do festival, dia 18 de abril, os espectadores conferem o Sarau Afrikanse, apresentado pela artista e ativista de direitos humanos Prudence Kalambay (Congo).
A atividade tem a participação de Fanta Konaté (Guiné Conacri), Ermi Panzo (Angola), Daphney Mapaseka Tukisi (África do Sul), Vocal Kuimba (Angola), Tyno Val (Togo), Vindas d´África (Cabo Verde e Angola), Jessica Areias (Angola), entre outrxs.
Gostou? Corre para ver a programação completa no Facebook ou no YouTube.
Por Catraca Livre