Filho de militar, o cantor e compositor carioca Ivan Lins foi um dos artistas que utilizaram seu talento para criticar o regime militar instalado no Brasil entre 1964 e 1985 – ainda com a ditadura em pleno vigor. Entre suas composições de protesto contra o regime estão Aos Nossos Filhos e Cartomante, ambas de 1978.
Esse foi um dos destaques do segundo dos quatro episódios da série sobre Ivan Lins que o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresenta atualmente.
“Em 1977, em parceria com Maurício Tapajós, de forma ousadamente metafórica, Ivan Lins utiliza um nome de mulher, Aparecida, para criticar o regime militar. Na letra da canção, a pergunta que se inicia com ‘Diz, Aparecida’ traz duas palavras que, repetidas várias vezes e de forma rápida, tornam-se ‘desaparecida’” – numa referência aos mortos e desaparecidos pela ditadura militar -, disse o apresentador do programa, o pesquisador Omar Jubran. “Além disso, há um contundente e irônico comentário ao dizer: ‘Sumir desse jeito não tem cabimento. Me conta quem foi, por que foi e tudo o que você passou’.”
Ouça nos links acima a íntegra do segundo episódio da série sobre Ivan Lins apresentada no programa Olhar Brasileiro.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.
Por Jornal da USP