Boa notícia para os cinéfiles de plantão! A tradicional Retrospectiva do Cinema Brasileiro, realizada todos os anos pelo Cinesesc, tem uma edição online com 20 filmões lançados no último ano.
De 10 e 23 de dezembro você pode assistir todos os títulos de graça, basta acessar a plataforma Sesc Digital. E fique ligade, pois metade da seleção da mostra troca no dia 17. Agora é só mergulhar de cabeça na sessão pipoca!
Um dos destaques é o média-metragem “Vaga Carne” (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr., no qual uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria, enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade.
A transexualidade na adolescência é tema de “Alice Júnior” (2019), de Gil Baroni. Na trama, Alice Júnior é uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.
A representatividade e a força das mulheres negras são temas do documentário “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” (2020), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano. Em resposta à brutal execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados.
O documentário acompanhou várias candidatas em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.
Outra atração é “Diz a Ela Que Me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, que narra o cotidiano de moradores de um hotel no centro de São Paulo vivendo em situação de vulnerabilidade social. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos para usuários de crack prestes a ser extinto.
Já “Éramos Em Bando” (2020), de Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius de Souza é a primeira experiência artística no ambiente virtual do tradicional Grupo Galpão, que foi impedido de estrear seu 25º espetáculo por conta da pandemia do novo coronavírus.
Vários outros filmões são exibidos na 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Confira a programação aqui.
Leon Hirszman
Além da seleção de filmes da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, o Cinesesc preparou um panorama da carreira do diretor Leon Hirszman (1937-1987), um dos grandes nomes do Cinema Novo. A mostra fica disponível até o dia 9 de fevereiro de 2021.
Você tem a chance de assistir a clássicos como “São Bernardo” (1972), “Eles Não Usam Black-tie” (1981), “ABC da Greve” (1979-1990), “Pedreira de São Diogo” (1962), “Megalópolis” (1973), “Maioria Absoluta” (1964), além da série de documentários “Cantos de Trabalho no Campo” (1974-1976).
Por Catraca Livre