Os fãs de literatura brasileira ganharam um presente incrível do IMS – Instituto Moreira Salles! Para celebrar o centenário de Clarice Lispector, a instituição lançou um site bilíngue 100% dedicado à autora (clique aqui para acessar).
E você nem imagina as preciosidades que vai encontrar nesse portal! São manuscritos, fotos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo da escritora, sob a guarda do IMS desde 2004.
Entre os destaques está um depoimento em vídeo do mestre Antonio Cândido na FLIP 2005 sobre o primeiro livro de Clarice, “Perto do Coração Selvagem”, publicado em 1943.
A navegação pelo site pode ser feita de duas formas: por temas, mais voltada ao estudo; ou livre, simplesmente rolando a tela e contemplando a beleza das palavras de Clarice Lispector, como em um fluxo narrativo contínuo.
Se optar por rolar a tela sem pressa, você será surpreendide por elementos como o vídeo do filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, comentando a relação com a mãe; o áudio de uma entrevista que a autora concedeu ao Museu da Imagem e do Som, em 1976, na qual comenta sua formação como advogada; um vídeo de Maria Bethânia interpretando um fragmento do livro “Água Viva” ou mesmo o retrato dela feito pelo célebre pintor Giorgio de Chirico, em 1945.
Os alunos e os pesquisadores acadêmicos podem usufruir do site de outra maneira. Há uma cronologia ilustrada da escritora, aulas em vídeo, ministradas por estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, uma ampla bibliografia sobre a obra dela e muito mais.
Há também itens pouco conhecidos ou inéditos, como cadernos pessoais, cartas que Clarice enviou para as irmãs e para personalidades como Erico Verissimo, Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas e até manuscritos de “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida”.
Na seção Postagens, que terá atualização constante, os visitantes encontram textos breves sobre aspectos da obra clariceana, registrando o que se passa no mundo editorial, artístico e acadêmico em torno da escritora.
Curtiu? Então que tal fazer um mergulho poético na vida de Clarice Lispector?
Por Catraca Livre