SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Fotos marcantes de 2020 e as histórias por trás delas

Fotos marcantes de 2020 e as histórias por trás delas

Da pandemia do coronavírus aos protestos antirracismo após a morte de George Floyd, os fotógrafos da agência Reuters estiveram nas ruas cobrindo as histórias mais importantes do ano.

Além das fotos marcantes, essas são as histórias de mulheres e homens por trás das lentes e suas experiências no cumprimento do trabalho.

De imagens dramáticas da Austrália rural, onde o ar estava denso com a fumaça durante os piores incêndios florestais registrados na história, a unidades de terapia intensiva na Itália, onde médicos em trajes de proteção completos trabalharam bravamente para salvar vidas, os fotógrafos superaram obstáculos logísticos e técnicos.

Segue abaixo uma seleção de algumas fotos excepcionais da Reuters tiradas em 2020, juntamente com as histórias por trás delas, diretamente dos fotógrafos que as tiraram.

“Em abril de 2020, o coronavírus estava devastando a Big Apple. Com quase todas as lojas fechadas e as ruas vazias de tráfego e pessoas, parecia que toda a paisagem da cidade havia mudado. Muito do foco público estava no hospital de linha de frente trabalhadores, que lutavam para acompanhar o elevado número de casos de Covid-19.

Comecei a pensar para onde os mortos eram levados depois dos hospitais e decidi ir para a casa funerária mais próxima que pudesse encontrar. Ao entrar, encontrei Alisha e Nicole no escritório. Inicialmente, fiquei um pouco surpreso. Eles não se pareciam com o que eu imaginei que os diretores de funerárias seriam. Jovens, descoladas e bem vestidas, elas me cumprimentaram calorosamente.

Elas me disseram que foram sobrecarregadas com os mortos e que tinham um porão cheio deles, bem como uma agenda cheia de funerais. Elas às vezes trabalhavam 17 horas por dia para atender ao aumento da demanda.

Enquanto carregavam o corpo para o porão, não estava preparado para o que vi. Os corpos ocupavam quase todos os espaços disponíveis. Alguns compartilhavam macas, alguns estavam em sacos para cadáveres no chão e muitos estavam empilhados até o teto em caixas de cremação ao longo de uma parede lateral. Antes disso, eu mal tinha visto uma pessoa morta. Agora, eu tinha cerca de cinquenta na minha frente nesta pequena sala. Mesmo com a minha máscara, o cheiro era insuportável. Foi quando a enormidade da pandemia do coronavírus me atingiu.

Quando cheguei em casa algumas horas depois de conhecer Alisha e Nicole, minha esposa imediatamente me perguntou se eu estava bem. Meu rosto ainda estava branco como um lençol.”

“Cobrir as regiões escassamente povoadas da Austrália é difícil. E quando os incêndios florestais começaram neste verão, chegar lá foi complicado. Depois de um dia de viagem, me vi em uma névoa vermelha esfumaçada cara a cara com Nancy Allen em Nowra, no estado de Nova Gales do Sul.

Nancy e seu marido Brian, vestindo uma camiseta e shorts, estavam tentando defender sua casa com uma mangueira de jardim. O incêndio que atingiu a cidade foi tão intenso que estava criando sua própria tempestade de fogo, e a polícia havia evacuado a área horas antes.

No entanto, Nancy e Brian ficaram no turbilhão de fumaça e cinzas, molhando ansiosamente a frente de sua casa. Confundindo-me com uma equipe de emergência, Nancy correu para me perguntar o que eles deveriam fazer. Como o bairro já havia sido evacuado, disse-lhes que seguissem o conselho de ir ao centro de evacuação mais próximo. A casa deles ficava perto de uma mata densa, então foi preocupante vê-los ainda em sua propriedade uma hora depois.

A expressão de Nancy nesta fotografia resumiu o choque e descrença que muitos australianos sentiram com a ferocidade e enormidade desses incêndios.”

“Eu fui para o nordeste da Síria para fotografar prisões e campos de detenção que mantêm milhares de homens, mulheres e crianças cujas vidas estão no limbo quase um ano após a derrota final do Estado Islâmico ao qual pertenceram.

A área ao redor da cidade de Qamishli é controlada principalmente por combatentes curdos que ajudaram a derrotar o grupo militante islâmico.

Esta prisão tinha combatentes estrangeiros e, nesta cela, havia mais de 50 homens deitados da cabeça aos pés no chão de uma cela, praticamente sem espaço para se moverem. A luz natural era mínima e o ar estava pesado com o cheiro de suor e sujeira.

O que fazer com os remanescentes do Estado Islâmico, cujos combatentes torturaram e executaram milhares de pessoas durante seu apogeu em 2014, é uma questão espinhosa para os países cujos cidadãos foram lutar com o grupo. Os combatentes estrangeiros com quem convivi queriam ser repatriados para seus países de origem, em vez de serem processados lá.”

“Gafanhotos do deserto foram registrados no Chifre da África (sudeste do continente) desde os tempos bíblicos, mas este ano, padrões climáticos incomuns exacerbados pela mudança climática criaram as circunstâncias perfeitas para enxames descerem no norte do Quênia.

Todo o pasto onde eles se reuniram no condado de Samburu estava coberto de amarelo enquanto os insetos mastigavam a grama destinada ao gado.

‘Os gafanhotos estão em milhões, eles vão acabar com toda a vegetação, e então de que nossos animais se alimentam?’, Disse um local tentando afastar os enxames gritando e batendo em recipientes vazios.

Estar no meio do enxame de gafanhotos era assustador, pois alguns acertavam a câmera com força total e morriam. Tive que continuar limpando as lentes da câmera, e meu movimento na nuvem era limitado. Se eu tivesse tentado falar, estaria comendo gafanhotos voadores crus.

Eu queria justapor as roupas modernas e coloridas dos homens Samburu usando uma técnica antiga para tentar dispersar o enxame com os gafanhotos amarelos zumbindo destruindo o futuro comendo a grama que pastava. Logo depois que tirei esta foto, um avião pulverizando pesticida voou sobre o enxame e eles desapareceram em seu caminho migratório. “

“Enquanto eu estava cobrindo uma caravana de migrantes, milhares tentaram cruzar a fronteira de Tecun Uman na Guatemala para o México por meio de linhas militares e policiais. Este homem veio do nada. Ele correu com outros migrantes, gritando palavras de encorajamento, mandando ficar onde estavam e não ceder à linha policial do lado mexicano. Foram necessários três policiais para detê-lo.

Enquanto a polícia o derrubava no chão, eu também me abaixei para capturar o momento, enquanto ele lutava e gritava “Liberdade”. No final, ele se rendeu. A expressão em seus olhos mudou quando percebeu que sua jornada havia acabado.

Desde 2018, cobrir as caravanas se tornou muito desafiador, tanto física quanto mentalmente. Há uma chance constante de os migrantes entrarem em confronto com a polícia, e as histórias das pessoas que viajam são sempre tocantes”.

“O tempo estava se esgotando para a agricultora Lu Yuejin, desesperada para levar sua filha de 26 anos, Hu Ping, à quimioterapia para tratar sua leucemia. Mas Hubei estava bloqueada devido ao coronavírus e ela lutou para passar por um posto de controle para chegar ao hospital na província vizinha.

‘Ela precisa fazer seu tratamento. Mas eles não vão nos deixar passar ‘, disse quando a encontramos no cordão de isolamento da polícia, sua filha enrolada em um edredom para proteger seu sistema imunológico comprometido contra o mundo exterior.

Em fevereiro, o coronavírus ainda não havia se tornado um flagelo global, mas para os chineses a epidemia já era uma nova realidade. As autoridades fecharam a cidade de Wuhan, onde o vírus foi descoberto pela primeira vez, e colocaram a província de Hubei em um bloqueio virtual. Postos de controle surgiram ao longo de suas fronteiras para impedir a saída dos residentes. As pessoas ficaram assustadas. Muitos ficaram em casa e saiam apenas para buscar comida.

Vestidos com EPI (equipamento de proteção individual) completo, viajamos ao longo da borda da zona de exclusão para relatar como a vida estava mudando. Passar por policiais e funcionários do governo local foi a parte mais difícil de nossas reportagens, pois nossa presença muitas vezes não era bem-vinda.

Encontramos Lu Yuejin chorando e implorando à polícia. A certa altura, ela caiu no chão, chorando. Cerca de uma hora depois que ela falou conosco, uma ambulância chegou e as levou ao hospital.

Fiquei aliviado ao vê-las partir. Sua longa jornada de tratamento do câncer tinha chegado a um fim brutal neste posto de controle – elas não podiam voltar para onde os hospitais estavam se enchendo de pacientes com vírus. As lágrimas de Lu e a postura resignada de Hu deixaram isso claro.

Naquela manhã, eles finalmente tiveram sorte, mas esse incidente me fez pensar em todas as outras tragédias não contadas durante esta pandemia, que transformou as viagens de rotina em uma pista de obstáculos. Para alguns, superar esses obstáculos é uma questão de vida ou morte.”

“Foi um inverno de protestos na Índia, com centenas de milhares de pessoas tomando as ruas contra uma nova lei de cidadania que muitos sentiam discriminatória contra a minoria muçulmana do país. Em fevereiro, protestos daqueles que eram contra a lei e de apoiadores se transformaram em distúrbios com violentos confrontos.

Uma fonte me ligou para dizer que uma confusão havia surgido em um dos locais de protesto. Poucos minutos depois de chegar ao local, ficou claro que era uma situação mais perigosa, com fortes arremessos de pedras e lançamento de coquetéis molotov e garrafas de ácido.

Acompanhando as filas de policiais em grande desvantagem numérica, notei mais de uma dúzia de pessoas, desde adolescentes a velhos, agredindo um homem muçulmano em roupas brancas. Usando varas, tocos de críquete, canos de plástico e hastes de metal, eles espancaram o homem brutalmente. Seu sangue escorreu de sua cabeça quando ele caiu de joelhos. O ataque terminou em menos de um minuto, quando os muçulmanos do outro lado da estrada começaram a atirar pedras. O homem, que mais tarde conheci como Mohammad Zubair, caiu sozinho na estrada enquanto pedras, tijolos e coquetéis molotov voavam sobre ele. Zubair sofreu ferimentos graves em todo o corpo e também internamente, mas teve sorte de sobreviver e ainda está se recuperando.

‘Eles viram que eu estava sozinho, viram meu boné, barba, shalwar kameez (roupa tradicional) e me viram como um muçulmano’, Zubair me disse quando o conheci alguns dias depois. ‘Eles simplesmente começaram a atacar, gritando slogans. Que tipo de humanidade é essa?'”

A Itália foi o primeiro país da Europa a ser atingido pelo coronavírus e, em poucas semanas, os hospitais do norte já estavam lotados e lutando para lidar com os doentes. O hospital San Raffaele em Milão foi construído em apenas oito dias no interior uma grande tenda para lidar com o grande número de pacientes que precisavam desesperadamente de cuidados intensivos.

Naqueles primeiros dias, acreditava-se amplamente que a Covid-19 afetava apenas os idosos ou aqueles com uma condição médica pré-existente, mas, neste caso, uma equipe de 10 pessoas estava trabalhando duro para tratar um jovem de 18 anos. Nesta imagem, ele estava sendo transferido para outra unidade para uma tomografia computadorizada urgente.

Aquele momento foi muito complexo: um único erro poderia ter causado sua morte. Tive muito cuidado para ficar para trás e não atrapalhar ninguém. A triste e inesperada presença aqui deste jovem, que até então gozava de perfeita saúde, e a tensão durante o tratamento se refletiram em minhas fotos.

“Valnir Mendes da Silva, de 62 anos, era um homem solitário. Antes de morrer nas ruas da favela de Arara, morava sozinho, sua companheira havia falecido meses antes. Depois da morte dele, encontrei o corpo de seu Valnir na calçada, coberto por um cobertor.

Era madrugada e eu estava na área cobrindo uma operação policial contra traficantes quando soubemos do cadáver. Moradores nos mostraram o local, perto de onde alguns se preparavam para jogar uma partida de futebol. O contraste entre o cadáver coberto e o homem jogando futebol ao lado deu a compreensão do surto de coronavírus no Brasil.

Tirei a foto de manhã e passei o dia tentando confirmar como seu Valnir havia morrido. As pessoas com quem conversei na vizinhança tinham opiniões divergentes sobre a chance de sua morte estar relacionada à Covid-19. Disseram-me que ele estava morto no chão desde a noite anterior, e que seu enteado havia passado horas tentando retirar seu corpo.

Uma parada cardiorrespiratória foi declarada como a causa da morte na certidão de óbito de Seu Valnir fornecida pelos paramédicos, e ele não havia feito o teste de Covid-19. Mas os moradores chamaram a ambulância quando viram que ele não conseguia respirar, e isso era um fato importante.

Cerca de 30 horas após ser declarado morto, trabalhadores de uma funerária, em trajes de proteção completos, retiraram o corpo de Seu Valnir da calçada enquanto crianças brincavam nas proximidades. Os moradores da favela aplaudiram o fim do drama.

Em circunstâncias normais, deixar um corpo na calçada por tanto tempo seria considerado cruel. Durante uma pandemia, foi inacreditável. Após a remoção, os moradores discutiram como desinfetar a calçada. No dia seguinte, seu Valnir foi sepultado pela ex-mulher, pelo filho e por dois amigos”.

“Uma semana após a morte de George Floyd nas mãos da polícia de Minneapolis, dezenas de milhares de manifestantes invadiram a cidade natal do Floyd, Houston, para uma marcha pacífica e emocional para honrar sua vida e protestar contra a brutalidade policial.

Dirigindo para o centro da cidade, vi milhares de habitantes de Houston caminhando por quilômetros para participar do evento. Muitos seguravam cartazes e usavam roupas com a imagem de George Floyd.

Enquanto corria para o início da marcha, ouvi o som característico de cavalos vindo em minha direção. A cada trote ao longo da rua pavimentada com tijolos, sua chegada ecoava nos arranha-céus

Um homem vestindo uma bandana vermelha com as palavras “Rap-A-Lot Records” assumiu a liderança da procissão, bloqueou o cruzamento e ergueu o punho no ar. Outros seguiram em solidariedade e em pouco tempo, eu estava no meio de uma cavalaria de negros americanos a cavalo.

Com meus sentidos dominados pelos sons, cheiros e esplendor dos cavalos em meio aos prédios altos, me movi para compor e capturar o momento antes que acabasse. Assim que o grupo apareceu, as palavras ‘Justiça para George Floyd’ e ‘Black Lives Matter’ puderam ser ouvidas enquanto os cavaleiros se distanciavam.”

Um homem carregando uma arma sai de um veículo enquanto Daniel Gregory é atendido por médicos após ser baleado no braço por um motorista que tentou dirigir no meio de um protesto contra a desigualdade racial após a morte de George Floyd sob a custódia da polícia de Minneapolis, em Seattle, Washington, EUA, em 7 de junho — Foto: Lindsey Wasson/Reuters

“Eu tinha acabado de chegar à janela principal do jornal local e estava olhando para a multidão durante um protesto de domingo à noite contra a brutalidade policial e o racismo – um dos vários que abalaram Seattle e outros lugares nos Estados Unidos desde a morte de George Floyd – quando ouvi um grito e comoção, corri para a janela para fotografar o que estava acontecendo.

Manifestantes atordoados cercaram um carro que havia entrado em meio ao ato. Um homem brandindo uma arma saiu do lado do motorista do veículo e os manifestantes se afastaram dele enquanto ele fugia e se misturava à multidão. Os médicos correram para ajudar um homem ferido caído no chão próximo. Tudo aconteceu muito rapidamente, talvez apenas cerca de um minuto.

Tem sido muito estranho ver protestos como este na minha cidade natal. O que parece diferente desta vez é a escala e a sustentação. Eu nunca vi eles durarem tanto tempo, com essa energia e propósito estendidos. “

“A multidão se dividiu bem na minha frente. Eu estava no lugar certo na hora certa e incrivelmente sortudo com este ponto de vista. Um manifestante negro emergiu da confusão, caminhando rapidamente em minha direção, carregando um homem branco com ferimentos no rosto sobre o ombro.

Os protestos anti-racismo em Londres naquele sábado foram fluidos e imprevisíveis. Depois de testemunhar confrontos esporádicos e menores entre os manifestantes e a polícia em Trafalgar Square, mudei minha atenção para a ponte Waterloo, onde várias centenas de manifestantes anti-racismo se reuniram.

Eles ocuparam toda a ponte. Havia um engarrafamento de sul a norte, mas o clima era bom – os carros buzinavam e as pessoas comemoravam. O clima rapidamente ficou ruim quando eles encontraram um grupo de contra-manifestantes e os confrontos começaram.

Eu vi um conflito e alguém caindo no chão antes que os dois homens aparecessem no meio da multidão. Algumas pessoas gritaram que a vítima era um membro da extrema direita. Jornalistas da Reuters presentes no local disseram que ele havia sido espancado em uma briga com manifestantes anti-racismo.

Essa imagem se tornou viral nas redes sociais e apareceu em boletins de notícias. Patrick Hutchinson foi aclamado como herói por levar o homem ferido para um local seguro durante a briga.

‘Era a coisa certa a fazer’, disse ele à Reuters mais tarde. ‘Não queríamos que a narrativa mudasse e o foco fosse retirado do que todos nós lutamos, que é a verdadeira igualdade'”.

“Ao longo da minha carreira, vi minha cota de tragédia, drama, desastres naturais, conflito, desespero e outras emoções extremas, mas nada poderia me preparar para minha filha adolescente Rebecca ter que lutar contra o Sarcoma de Ewing, um raro e extremamente agressivo tipo de câncer ósseo, enquanto o mundo também estava lidando com a pandemia de Covid-19.

A luz natural da noite que era filtrada pelas cortinas da janela para o quarto do hospital onde Rebecca estava sentada em uma poltrona recebendo um gotejamento de hidratação intravenosa como parte de sua quimioterapia e a luz noturna de LED azul que ela costuma usar criaram um clima particular que refletiu a melancolia que ambos estávamos sentindo.

Este projeto de longo prazo, documentando o tratamento e sua luta contra a doença, ao mesmo tempo em que lida com o lockdown por causa da pandemia, era diferente de tudo que eu já havia fotografado antes, e se tornou uma maneira de lidar com a dura realidade do que estava acontecendo.

Na época, minha esposa e eu estávamos nos revezando para ficar com Rebecca no hospital por períodos de várias semanas. Essa continua a ser a nossa vida – desde que a história foi publicada, Rebecca teve que ser readmitida no hospital para tratamento intensivo depois que sua condição piorou repentinamente”.

“Naquela noite de domingo, várias centenas de manifestantes negros e brancos caminharam por um portão aberto para a comunidade onde o casal – Mark McCloskey e sua esposa Patricia McCloskey – viviam. Eles foram recebidos por Mark McCloskey segurando o que parecia ser um rifle automático e gritando “saia!” várias vezes para a multidão. Eu não estava muito preocupado, mesmo quando ele pareceu engatilhar sua arma.

Mas então Patricia McCloskey apareceu da frente da casa segurando uma pistola. Ela estava com o dedo no gatilho e parecia nervosa e eu fiquei um pouco mais preocupado, pois havia crianças lá fora e ela apontava esporadicamente a arma para pessoas aleatórias.

Eu só estava tentando fazer enquadramentos, ficar seguro, desviar do cano da arma e ficar fora da visão e fora da mira. Eu sou um grande homem negro e sempre tenho que prestar atenção nisso de qualquer maneira.

Estou satisfeito com as fotos que tirei da cena. Eu poderia ter gostado de uma lente mais longa para poder dar zoom no casal, mas o fato de eu ter apenas uma câmera fez que eu capturasse não apenas os McCloskey, mas também os manifestantes ao redor deles.

Muitas das fotos por aí focam no casal segurando as armas, mas para mim isso não conta toda a história. Queria mostrar que havia pessoas protestando pacificamente e que o casal veio enfrentá-las.”

O Reino Unido estava apenas começando a se abrir após o lockdown e a maioria das pessoas ainda estava se acostumando com a ideia de usar uma máscara. Eu estava no telhado de um edifício na Oxford Street para fotografar pessoas voltando às lojas quando de repente notei uma figura seminua andando pela rua. No início, pensei que ele estava apenas de cueca, mas quando olhei pelas lentes, pude ver que era uma máscara protetora sendo usada como um fio dental.

Minha descrença rapidamente se transformou em riso enquanto eu observava as reações das pessoas com quem ele cruzava na rua. Eu o segui através das lentes por cerca de 100 metros até que ele rapidamente desapareceu.

Em meio à pandemia de coronavírus, este foi um momento incomum de alegria que talvez colocasse um sorriso no rosto das pessoas. Muitas pessoas comentaram nas redes sociais que gostariam de ter estado lá para testemunhar um homem quase nu em muito boa forma caminhando por uma das ruas mais famosas de Londres.”

“Cerca de 10 horas depois de cobrir confrontos entre gangues de traficantes que lutavam para assumir o controle do complexo de favelas de São Carlos, no Rio de Janeiro, e uma operação policial para conter a violência, encontrei Juliana chorando de angústia ao lado do corpo de seu marido Davi, que foi encontrado morto após o conflito.

Cobrir a violência no Rio é sempre um desafio. Lidar com a polícia, moradores ou vítimas não é fácil e a situação pode mudar a qualquer minuto. Naquele dia, fui testemunha de uma série de eventos angustiantes – pessoas sendo feitas reféns, tiroteios pesados, polícia perseguindo membros de gangue e o desespero de Juliana.

“Na manhã seguinte ao incêndio no campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos, e no olival próximo a ele, helicópteros lançavam água para extinguir focos esparsos, enquanto as pessoas voltavam para avaliar a extensão dos danos e recuperar o que podia.

Na época, aproximadamente 13 mil pessoas viviam no acampamento, tornando-o o mais populoso da Europa.

Na noite anterior, a polícia havia bloqueado a estrada a algumas centenas de metros do campo para evitar que os refugiados caminhassem até a cidade mais próxima de Mitilene, enquanto o campo estava em chamas e as pessoas tentavam desesperadamente fugir do fogo, carregando com eles quaisquer pertences pessoais que pudessem juntar na escuridão. A explosão de botijões de gás de cozinha deu intensidade ao caos noturno.

Na manhã cinzenta, observei uma mulher carregando alguns cobertores se virar por um momento, como se para dar uma última olhada nos resquícios da vida que ela estava mais uma vez deixando. Esse pensamento me comoveu profundamente quando capturei esta imagem”.

“Descemos do Força Aérea Um para a pista quente e úmida de Jacksonville, na Flórida. Já era nossa terceira parada de campanha do dia. Os participantes do comício, a maioria sem máscaras protetoras, gritavam com qualquer pessoa que segurasse uma câmera para ‘tratar Trump de maneira justa’ e ‘parar de mentir’.

Como cada comício de Trump normalmente tem o mesmo layout com o público circundando um pódio elevado, eu sabia que tinha que fazer imagens diferentes para manter nossa cobertura variada.

Aumentei o zoom com minha lente telefoto para compor a gigante bandeira americana balançando ao redor do presidente, depois por trás de sua boca aberta enquanto ele se dirigia apaixonadamente aos milhares de apoiadores que ouviam abaixo. Tirei várias dezenas de fotos, tentando enquadrar o presidente com a bandeira, a fim de visualizar suas opiniões fortes sobre o coronavírus, a economia e os Estados Unidos como um todo. Só depois de ver as imagens no meu laptop é que entendi que meu plano havia dado certo naquele dia.”

“No momento em que vi a ativista filipina Reina Mae Nasino sair do local que seu bebê River, de três meses, foi enterrado, meus olhos se fixaram em suas mãos. Ela estava algemada, em um traje de proteção individual completo e cercada por guardas prisionais armados. Seus parentes e advogados imploraram repetidamente para que ela fosse solta – mesmo que por apenas um minuto – para ter a chance de segurar seu bebê pela última vez, mas as autoridades recusaram.

Foi de partir o coração testemunhar Nasino soluçar silenciosamente na frente de um minúsculo caixão branco, acariciando o topo dele com as mãos algemadas, enquanto sua irmã tocava canções de ninar no celular. Esta fotografia de Nasino segurando uma flor branca foi tirada durante seus últimos momentos com seu bebê, enquanto entes queridos jogavam flores na sepultura antes que ela fosse coberta com cimento.

É uma imagem simples e não mostra nada do caos que testemunhei naquele dia, mas acho que demonstra quem era Nasino naquele momento. Colocando toda a política de lado, ela era apenas uma mãe de luto pelo filho, em um sentimento universal que qualquer um poderia simpatizar.”

Por G1

Você pode gostar também de
Retrospectiva do Cinema Brasileiro exibe sucessos de 2019

Deixe o seu comentário