SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Mostra virtual celebra 100 anos de Cacilda Becker, a dama do teatro

Mostra virtual celebra 100 anos de Cacilda Becker, a dama do teatro

À frente de seu tempo – e do nosso tempo também -, a atriz protagonizou o primeiro beijo lésbico no teatro brasileiro. Ou seja, no meio do século passado, Cacilda já jantava os preconceituosos!

A matéria multimídia reúne fotos inéditas, vídeos e depoimentos de artistas, familiares e profissionais da arte e da cultura que conviveram com a grande dama do teatro brasileiro!

Considerada uma das maiores atrizes do país, ela era também produtora e diretora. Suas atuações marcantes nos palcos e sua trajetória reverberam até hoje na cultura do Brasil. Nascida em 1921, em Pirassununga, no interior de SP, ela deixou um legado artístico e de luta em favor da classe artística.

Criada pela mãe ao lado das duas irmãs mais novas, depois da separação de seus pais, a atriz estreou nos palcos aos sete anos. Quem conta um pouco sobre essa apresentação é o diretor Zé Celso Martinez Corrêa, em um depoimento gravado especialmente para o centenário. Dá uma olhada:

Cuca Becker e Guilherme Becker, filho e neto de Cacilda, contaram curiosidades como o fato de ela sempre usar batom vermelho e salto alto. Os dois são responsáveis pelo acervo da atriz.

A matéria reúne ainda com depoimentos da diretora Lenise Pinheiro, das atrizes Eva Wilma e Bete Coelho e do fotógrafo Amancio Chiodi.

Cacilda Becker e Paulo Autran

Chiodi registrou os ensaios do espetáculo “Esperando Godot”, sem saber que também seriam os últimos dias de Cacilda. Na peça, ela atuou ao lado do filho Cuca Becker e seu ex-marido Walmor Chagas.

Segundo o fotógrafo, os registros são em branco e preto a pedido da atriz, para manter o clima original da dramaturgia. No palco, entre o primeiro e o segundo ato da peça, no dia 6 de maio, ela sofreu um derrame cerebral, aos 48 anos. A atriz ficou 39 dias em coma e faleceu em 14 de junho.

Cacilda Becker

Além do conteúdo sobre Cacilda Becker, o Itaú Cultural tem um verbete bem completinho dedicado à dama do teatro em sua Enciclopédia.

Por Catraca Livre

Você pode gostar também de
Mostra grátis de Steve McQueen ocupa o cinema do CCBB SP
Pinacoteca de São Paulo inaugura sua primeira mostra de arte indígena contemporânea
‘CINEfoot Mulheres’: futebol feminino é tema de mostra de cinema

Deixe o seu comentário