Ao visitar o Sesc Avenida Paulista, você entrará em um mundo mágico, repleto de obras de arte cheias de movimento. Estamos falando da exposição Oficina Molina – Palatnik, em cartaz até 27 de março na Praça da unidade.
A mostra relaciona os trabalhos de Abraham Palatnik (1928 – 2020) e Mestre Molina (1917 – 1998), artistas conhecidos por suas engenhocas lúdicas. E ambos ocupam uma posição de destaque no Acervo Sesc de Arte.
Embora a dupla tenha em comum a paixão por capturar o movimento em suas criações, cada um deles tem suas particularidades. O potiguar Abraham Palatnik, pioneiro na produção de arte cinética no Brasil, gostava de explorar as possibilidades artísticas das máquinas. Provavelmente esse interesse estava relacionado a sua formação acadêmica: ele era engenheiro.
Na exposição Oficina Molina – Palatnik, o público tem a chance de ver a série Objetos Cinéticos, desenvolvida a partir de 1964. Essas obras são formadas por esferas coloridas que remetem a planetas em órbita e se movimentam de maneira lenta, acionadas por motores e, em alguns casos, por eletroímãs.
Já o paulistano Manuel Josette Molina era um inventor incansável. Durante 20 anos, ele percorreu diversas regiões do Brasil, locomovendo-se a pé, de trem ou nos caminhões que recrutavam pessoas para o trabalho na lavoura.
Aos 52 anos, desenvolveu as primeiras obras: bancadas que ele chamava de geringonças. Hoje, essas criações têm um importante papel na tradição brasileira de bonecos animados. Em 1974, ele se transformou em Meste Molina, logo após fazer uma exposição no Sesc Santos.
Suas invenções utilizam tanto objetos rústicos como madeiras, latas, borrachas e cordas quanto materiais sofisticados como silicone, gesso e tecidos especiais, convidando pessoas de todas as idades a refletir de forma singela sobre o cotidiano. É como se ele fosse um criador de brinquedos.
E o que o público encontra no Sesc? As obras “A Vida de Cristo”, “Bar Novo”, “Marcenaria Natal” e “Palácio dos Fantasmas”, além de duas vitrines com peças desenvolvidas por Molina.
Para garantir a visita à exposição Oficina Molina – Palatnik , é preciso reservar um horário online por meio deste link. Atenção: os ingressos são disponibilizados todas as quintas-feiras, a partir das 14h, referente aos dias da semana seguinte.
Divirta-se com segurança
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Sesc Avenida Paulista adotou uma série de protocolos sanitários para garantir a segurança da equipe e dos outros frequentadores. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no complexo. Além disso, haverá uma equipe medindo a temperatura do público logo na entrada do prédio.
Por Catraca Livre