O escultor inglês Jason Decaires Taylor inaugurou na semana passada seu mais novo museu submerso, dando continuidade a um trabalho que vem fazendo em pontos diversos do planeta, da Espanha às Bahamas e Maldivas. Desta vez, seis bustos de dois metros de altura foram instalados sob as águas da costa de Cannes, na Riviera Francesa.
Posicionados entre dois e três metros de profundidade, as estátuas ocupam uma área de areia branca antes tomada por entulho marítimo. A prefeitura, responsável por financiar o projeto, realizou uma limpeza da região e as obras que agora ocupam o espaço foram esculpidas em manterial de ph neutro, de forma a não prejudicarem as águas e seus habitantes. Além da faxina, o governo local proibiu a passagem de barcos pelo lugar, dando espaço a quem quiser aproveitar as vistas submarinas do museu.
Todos os seis rostos se inspiram em moradores da região, cujos semblantes foram remixados e misturados para criar o aspecto seccionado das obras.
Por ora, vale lembrar: após um momento de reabertura das fronteiras, a França voltou a proibir a chegada de turistas de fora da União Europeia no fim de janeiro, com o intuito de limitar a circulação de novas variantes do vírus e evitar um novo episódio de lockdown. Desde o início da pandemia da covid-19, a França teve mais de 3 milhões de casos da doença e um total de mais de 75 mil mortes decorrentes do novo coronavírus.
Por GQ