SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > São Paulo e suas profundas e diversificadas raízes

São Paulo e suas profundas e diversificadas raízes

Em meio à série de homenagens aos 467 da cidade de São Paulo, uma talvez chame bem a atenção pelo que aponta na direção da intensa diversidade que marca o tecido social e cultural da cidade: Raízes profundas, o novo e belo videoclipe produzido pela Ocam, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). O trabalho tem como convidada especial a Orquestra Mundana Refugi, liderada pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes e que reúne músicos brasileiros e refugiados de várias partes do mundo, como Irã, Congo, Guiné-Conacri, Síria e Palestina. “A troca de valores culturais, a troca de gestos musicais e a experiência do encontro humano alimentam e justificam esse trabalho”, afirma o maestro Gil Jardim, diretor da Ocam. Este é o quarto vídeo que a Ocam produz em meio à pandemia da covid-19, que levou ao distanciamento social.

Gil Jardim, maestro titular da Ocam – Foto: Maristela Martins

Jardim — que escreveu os arranjos orquestrais da peça — e Carlinhos Antunes definiram as músicas presentes nesse trabalho: Nandu´s Dance (Mynta), Mungu de Cá (Lokua Kanza/Carlinhos Antunes) e Africanita (Carlinhos Antunes), misturando ritmos africanos, latinos e indianos, entre outros, mostrando o imenso caldeirão cultural que é São Paulo. O videoclipe Raízes profundas estará disponibilizado para o público no dia 25, a partir das 16h, no site do Museu da Casa Brasileira — que apoia o projeto e o incluiu em sua programação oficial para comemorar o aniversário de São Paulo — e no canal do Youtube da Ocam.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Por Jornal da USP

Você pode gostar também de
Rita Lee ganhará exposição no MIS em São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo inaugura novo tour virtual
Museu Paulista lança hotsite para comemorar os 467 anos de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo inaugura sua primeira mostra de arte indígena contemporânea

Deixe o seu comentário