Fabrício Boliveira e sua irmã Yasmin estão lançando um curso gratuito de audiovisual para jovens entre 13 e 20 anos, do Rio de Janeiro e Bahia. Priorizando pessoas periféricas, negras, indígenas e trans, o projeto do ator busca incluí-los no mercado, especialmente neste período de pandemia.
“Esses ‘cursos’, que preferimos chamar de encontros, são para atender a esta parcela que ficou descoberta de atividades, sem poder frequentar as salas de aula e encontrar seus amigos, que estão tão ansiosos quanto nós, adultos, nesse momento tão delicado, de pandemia e privação”, afirma Fabrício.
O ator conta que percebeu, junto com a irmã, de 16 anos, que havia poucas oportunidades para jovens que queriam aprender sobre cinema. “A ideia é revelar o audiovisual, tirar o véu do que há por trás das telas em encontros que vão de experimentos de roteiro a direção de arte”, diz.
Os encontros online terão participação de grandes nomes do cinema brasileiro, como a cineasta Glenda Nicácio (Café com Canela, 2017) e a atriz Ana Flávia Cavalcanti. Após alta demanda, as vagas passaram de 100 para 200, com inscrições até o dia 13 de junho, disponíveis nas redes sociais de Fabrício e da produtora Pras Cabeças.
Por GQ