Parceira da USP na elaboração de conteúdos sobre educação e sustentabilidade, a ONG Ecofalante realiza entre os dias 2 e 9 de junho a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, que será realizada gratuitamente de forma on-line, promovendo o debate sobre questões, impasses e possíveis soluções para o atual cenário da floresta que possui a maior biodiversidade do mundo. A programação, as sinopses e trailers das obras audiovisuais podem ser consultados no site www.ecofalante.org.br. O acesso aos conteúdos será liberado de acordo com datas e horários definidos na programação.
O evento prevê exibições de 16 filmes e duas séries para TV, além de webnário e debates transmitidos ao vivo com a participação de especialistas, cineastas e outros convidados especiais. Dentre os destaques estão a série exclusiva da HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado; seis episódios de A Década da Destruição, considerada um marco do documentário ambiental; além de filmes como Soldados da Borracha, que abre o evento no dia 2, seguido de BR Acima de Tudo, que faz sua pré-estreia mundial durante a mostra.
Como destaque, também está incluído o multipremiado longa-metragem britânico Quando Dois Mundos Colidem, que aborda o violento conflito desencadeado na Amazônia peruana por um projeto de extração de petróleo, minério e gás, que vitimou os povos indígenas ali residentes. A obra conquistou no Festival de Sundance o prêmio especial do júri e foi laureada em eventos na Espanha, Suíça, China, Índia e Coreia do Sul.
Em uma das atividades paralelas, o webinário A Crise Climática e a Amazônia, no dia 7 de junho, terá como convidados o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP, que pesquisa as questões de mudanças climáticas globais e meio ambiente na Amazônia, e o climatologista e meteorologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), especialista em mudanças climáticas e Amazônia. As inscrições podem ser realizadas neste link.
O webinário é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).
Todos os conteúdos escolhidos para o evento buscam entender os problemas e conflitos existentes na Amazônia. “A região tem sido degradada de maneira crescente nos últimos 40 anos e passa por um momento crítico atualmente. O cinema tem documentado esse processo ao longo dos anos e pode nos ajudar a entender as várias faces desse problema. Selecionamos filmes que discutem alguns dos mais importantes aspectos dessa degradação e podem auxiliar o debate sobre um projeto de futuro mais sustentável para essa região”, explica o diretor da Ecofalante, Chico Guariba.
Abrangência nacional
A Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia é considerada a maior do gênero audiovisual da América do Sul dedicado a temas socioambientais, e sua 10ª edição acontece no próximo mês de setembro. Este é o segundo ano que a mostra acontece em duas etapas e de forma totalmente virtual. Em 2020 o evento atingiu mais de 200 mil pessoas em quase 1.800 municípios brasileiros.
Além da mostra, a entidade também realiza sessões educativas por meio do Programa Ecofalante Universidades, que leva ao ambiente escolar filmes que motivam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. Em março deste ano, a ONG lançou a Ecofalante Play, uma plataforma de streaming gratuita voltada a professores, educadores e instituições de ensino que usam o cinema como ferramenta para discutir questões socioambientais contemporâneas.
A Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC). Tem patrocínio do Mercado Livre, Colgate e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Conta com apoio da White Martins, Valgroup, Itaú, Oji Papéis Especiais, HBO, WWF-Brasil e PUC Goiás. É uma produção da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.
Confira a programação completa do evento em: www.ecofalante.org.br.
.
Texto adaptado de Tantas Comunicação – Oji Papéis Especiais
Por Jornal da USP