SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Felipe Haiut e o grupo Conexão do Bem levam arte para hospitais do Rio

Felipe Haiut e o grupo Conexão do Bem levam arte para hospitais do Rio

Um grupo de amigos tinha um objetivo em comum: fazer da vontade de transformar a realidade em ofício. E, por isso, se juntaram para fazer o que sabiam de melhor: teatro e música. Felipe Haiut, Laura Araújo, Mag Pastori, Nina da Costa Reis e Pedro Nêgo fundaram juntos o projeto Conexão do Bem, que leva arte para resgatar a saúde de pacientes, além de inspirar as pessoas a viverem melhor, em seis hospitais do Rio.

“Como se manter em equilíbrio com tudo isso que a gente tá vivendo? É um exercício diário. Mas quando a gente se expressa através da música, da dança, a gente produz saúde. A gente resgata a nossa individualidade, o que está saudável em nós. O trabalho da Conexão do Bem usa a arte para inspirar as pessoas a viver”, diz o ator Felipe Haiut que recentemente esteve na novela Bom Sucesso.

Antes da pandemia, o grupo que contava com vários colaboradores, percorria os corredores dos hospitais da cidade em forma de cortejo, lembrando os blocos de carnaval, levando entretenimento para muitos que têm uma rotina diária de dores e desafios. Segundo Haiut, um dos fundadores, a intenção também é levar humanização para os hospitais, praticando cidadania e produzindo bem estar àquelas pessoas. “A arte promove transformações nos territórios em que são realizados. Fazemos isso em forma de cortejos, oficinas e palestras não só em hospitais, mas também em empresas, eventos e instituições de ensino”, diz.

Com a pandemia, o grupo precisou se adaptar e começou a produzir conteúdos online para compartilhar com os pacientes. “Conseguimos funcionar remotamente, mantendo relações constantes com setores de humanização. Estamos nos grupos de WhatsApp dentro de cada hospital, com profissionais, acompanhantes e pacientes. Eles recebem os vídeos que produzimos em primeira mão e os vídeos também passam em televisores e espaços em comum dos hospitais”, afirma.

Para 2021 o grupo tem novidades. No próximo mês, eles estreiam um programa online de entrevistas com convidados, especialistas e participantes da Conexão do Bem que vão debater e fazer trocas sobre temas contemporâneos como: saúde mental, bem estar, os desafios de manter em saúde nos dias de hoje, entre outros. Para a primeira temporada estão confirmados a participação dos atores Pedroca Monteiro, George Sauma, Shirley Cruz e Karina Ramil. As rodas de conversa serão divulgadas nas redes sociais da Conexão do Bem.

Por GQ

Você pode gostar também de
2 milhões imagens de obras de arte em alta resolução para download gratuito
Uma breve história da arte que enfrentou a barbárie

Deixe o seu comentário