SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > ‘Bacurau’ acumula indicações em listas de melhores do ano na imprensa americana

‘Bacurau’ acumula indicações em listas de melhores do ano na imprensa americana

RIO — Se faltavam motivos para “Bacurau” ser um forte candidato para indicações ao Oscar 2021, agora existe uma lista deles. Ou melhor, várias. E todas elas inserindo o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles entre os melhores de 2020. Preterido para representar o Brasil na premiação deste ano, “Bacurau” tenta traçar uma trajetória que pode ser comparada à de “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, que ficou de fora da disputa de melhor filme estrangeiro em 2003, mas concorreu a quatro estatuetas no ano seguinte.

Para a crítica Alison Willmore, da “Vulture”, “Bacurau” foi o melhor filme de todo o ano. Para ela, a produção representa “uma visão de utopia apocalíptica: é um lugar tumultuosamente estranho e multirracial, orgulhosamente nascido do derramamento de sangue revolucionário”. Para Willmore, o longa é “um clássico moderno feito para um mundo prestes a declinar”.

O site “Indie Wire” reuniu 231 críticos de vários veículos, como “Variety” e “The Hollywood Reporter” para escolher melhores filmes de 2020, além de um ranking de diretores e performances, sem diferenciar atores e atrizes — dialogando, inclusive, com diretrizes recentes da Academia. “Bacurau” figura no top 10 desta eleição, fechando a fila. O filme foi consagrado como melgor filme internacional de 2020.

Já a revista americana “Rolling Stone” elegeu “Bacurau” como o quinto melhor filme de 2020. A publicação o classifica como um “clássico instantâneo”, que aposta na violência explícita para mostrar a “raiva extrema” de pessoas indignadas. Também há destaque para a “poderosa” Sonia Braga, intérprete da médica Domingas.

Cena do funeral que mobiliza a população de 'Bacurau', dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles Foto: Divulgação
Cena do funeral que mobiliza a população de ‘Bacurau’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles Foto: Divulgação
Sonia Braga, que encarna a médica Domingas, em cena de 'Bacurau' Foto: Cinemascópio / Divulgação/Cinemascópio
Sonia Braga, que encarna a médica Domingas, em cena de ‘Bacurau’ Foto: Cinemascópio / Divulgação/Cinemascópio
Os atores Brian Townes e Udo Kier, os invasores de 'Bacurau', durante as gravações Foto: Divulgação
Os atores Brian Townes e Udo Kier, os invasores de ‘Bacurau’, durante as gravações Foto: Divulgação
A atriz Barbara Colen, que interpreta a personagem Teresa Foto: Divulgação/Victor Jucá
A atriz Barbara Colen, que interpreta a personagem Teresa Foto: Divulgação/Victor Jucá
Por trás das câmeras, os diretores Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, ao lado da produtora Emilie Lesclaux Foto: Divulgação/Victor Jucá
Por trás das câmeras, os diretores Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, ao lado da produtora Emilie Lesclaux Foto: Divulgação/Victor Jucá
Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles posam após ganhar o Prêmio do Júri em Cannes com 'Bacurau' Foto: Reuters/Regis Duvignau
Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles posam após ganhar o Prêmio do Júri em Cannes com ‘Bacurau’ Foto: Reuters/Regis Duvignau

Na “Atlantic”, o filme aparece na sétima colocação entre os melhores do ano, devidamente chamado de “western estranho”. Para a revista, “Bacurau” é “às vezes cômico, às vezes horripilante, mudando de ação sangrenta para comédia pastelão e drama social suado sem aviso prévio”.

A “Esquire” elencou os 55 melhores filmes de 2020 e “Bacurau” também está lá, em 19º. São destacados os diálogos com obras de Sergio Leone e John Carpenter, além da seguinte definição: “o filme leva um bisturi gonzo à dinâmica geopolítica”.

Nos dois principais termômetros que reúnem críticas da imprensa e também de usuários, “Bacurau” também ganha destaque: no Rotten Tomatoes, tem 91% de resenhas positivas em veículos de mídia, enquanto no Metacritic o longa ostenta nota 82, figurando entre os 50 filmes mais bem avaliados no mundo todo em 2020.

De olho nas estatuetas

“Bacurau” vai disputar a indicação ao Oscar nas principais categorias na corrida de 2021. Por trás desta meta está a distribuidora americana do longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O filme poderia ter concorrido a melhor filme internacional em 2021, mas foi preterido pela comissão que escolhe o representante brasileiro (o escolhido foi “A vida invisível”, de Karim Aïnouz, que acabou não entrando na lista de finalistas).

Novidade entre documentários: Oscar muda regras e vencedores do É Tudo Verdade estão pré-classificados

Estrelada por nomes como Sonia Braga e Udo Kier, a produção estreou em Nova York em 6 de março deste ano, antes de a pandemia determinar o fechamento das salas físicas e empurrar novos lançamentos para a internet. De acordo com as regras da Academia, são elegíveis ao Oscar as produções estrangeiras que ficaram em cartaz em Los Angeles durante ao menos uma semana do ano vigente. “Bacurau” vem aparecendo nas principais listas de melhores filmes da temporada.

Marcada para 25 de abril, a festa do Oscar 2021 ainda enfrenta especulações sobre seu formato: A Academia debate se haverá condições de realizar, ou não, uma cerimônia presencial. Os indicados serão conhecidos no dia 15 de março.

Por O Globo

Deixe o seu comentário