SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Museu Itamar Assumpção celebra vida e obra do grande artista

Museu Itamar Assumpção celebra vida e obra do grande artista

Todos os grandes mestres merecem ter seu legado preservado! Com esse intuito nasceu o Museu Itamar Assumpção, que é online e reúne mais de 2 mil obras sobre esse importante artista “afro brasileiro puro”, como gostava de se definir.

Museu Itamar AssumpçãoCrédito: Museu Itamar Assumpção/ reproduçãoItamar Assumpção ganha museu online

Esse espaço virtual é composto por exposições permanentes e temporárias. As mostras de curta duração envolvem artistas contemporâneos que tenham convergência de linguagem com a obra de Itamar, em um exercício constante de resgate e ressignificação da memória preta.

O público pode navegar por centenas de pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas sobre a obra do artista, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais. É muita coisa!

Saca só que bacana: na Sala Serena, que promove um mergulho nas culturas de matriz africana, o acervo tem tradução para iorubá, língua-mater nigero-congolesa. Trata-se de uma imersão no álbum “Ascensão”, de Serena Assumpção, filha de Itamar, que expressa sua dedicação aos orixás, reverenciados em todas as faixas.

O Museu Itamar Assumpção é uma iniciativa da família do artista, que busca aproximar sua obra dos mais diversos públicos, além de contribuir na construção de diálogos entre passado e presente, culturas, territórios e um afro futuro possível. A diretora geral é Anelis Assumpção, filha de Itamar, que assina a concepção e a direção ao lado de Frederico Teixeira e Juno.

Mais gente maravilhosa se uniu à iniciativa! Os textos encontrados no portal são de Alice Ruiz, Djamila Ribeiro, Gilberto Gil, Mano Brown, Monica Ventura e Tiganá Santana.

Acesse o site da instituição e navegue à vontade pela vida e obra de Itamar Assumpção (1943-2003), que se destacou como compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical na cena independente e alternativa de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990.

Por Catraca Livre

Deixe o seu comentário