SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Site reúne mais de 1.000 obras de Van Gogh

Site reúne mais de 1.000 obras de Van Gogh

Lançado este mês, o Van Gogh Worldwide é parada obrigatória para fãs do pintor holandês e do movimento impressionista como um todo. O site reúne obras de Vincent Van Gogh instaladas em museus holandeses, como o próprio Museu Van Gogh, em Amsterdã, e o Kröller-Müller, em Otterlo.

No todo, são mais de 1.000 peças em exposição, um número que deve cresceraté o ano que vem conforme a equipe engloba acervos espalhados pelo mundo. Vale lembrar: sabe-se que o holandês completou cerca de 2 mil obras no decorrer de sua vida, então há bastante trabalho pela frente.

A coleção inclui pinturas, desenhos e gravuras assinadas pelo pintor, que podem ser procuradas tanto por gênero quanto pelo período em que foram concluídas. Parte das obras contam com informações como detalhes técnicos e artísticos, materiais utilizados, data e acervo de origem. Muitos desses dados vêm de um compilado assinado e revisado em 1970 pelo historiador holandês Jacob-Baart de la Faille, hoje considerado o tomo mais completo a respeito de Van Gogh.

Além de uma janela para interessados em arte, o site almeja ser um retrato móvel do legado de Van Gogh, para além dos escritos de la Faille: obras descobertas após a década de 70 estão inclusas, assim como desenhos e sketches que não contavam no compilado original. Mesmo peças falsamente atribuidas a Van Gogh pelo historiador fazem parte do catálogo online, que as descreve como não sendo obra do pintor.

Por GQ

Você pode gostar também de
2 milhões imagens de obras de arte em alta resolução para download gratuito

Deixe o seu comentário