O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Fragmentos de Guerrado, do grupo Rosa Armorial. O trabalho é inspirado em obras do violeiro e compositor de música erudita César Guerra-Peixe.
O Rosa Armorial é um grupo paranaense formado por Carla Zago, no violino, Marcela Zanette, na flauta, Dú Gomide, na viola caipira, violão e rabeca, Bruna Buschle, contrabaixo, e Gabriela Bruel e Denis Mariano na percussão. Juntos, os músicos apresentam a sonoridade do Movimento Armorial, criado em 1970 por Ariano Suassuna.
O movimento faz um resgate da cultura popular nacional e está presente nas mais variadas formas de manifestação da arte, como o cinema, a literatura, a música e as artes plásticas. O grupo Rosa Armorial traz em seu trabalho as obras de Antônio Madureira e Guerra-Peixe, além de apresentar a musicalidade do folclore paranaense. No programa tem as músicas: Mourão; Falso pau-de-arara; A inúbia do caboclinho; Cantiga, Ponteado nordestino; 20 de janeiro; Mãe d’água; Gonguê; Frevo e Galope.
Por Jornal da USP