Já imaginou curtir uma intensa programação online idealizada por algumas das instituições mais legais de SP? É exatamente isso que o evento Paulista Cultural 2021 #EmCasa propicia para você!
Entre 29 de junho e 3 de julho, a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o Instituto Moreira Salles, o Itaú Cultural, a Japan House São Paulo, o MASP e o Sesc Avenida Paulista garantem uma série de atividades imperdíveis e gratuitas para o público. Não dá para perder, não é mesmo?
O evento tem atrações relacionadas a teatro, música, artes visuais, dança, literatura, histórias em quadrinhos e fotografia. Tudo gratuito! O melhor de tudo é: algumas atividades ficam disponíveis no site Paulista Cultural.
O que fazer no Paulista Cultural?
Claro que, com cinco dias de evento, são muitas opções de atrações para curtir com toda a segurança e no conforto de casa. E tem para todos os gostos! Veja a programação completinha aqui. As transmissões sempre acontecem pelo Instagram @paulistacultural.oficial ou pelo Facebook @paulistaculturaloficial.
Para quem ama teatro, uma dica é o espetáculo “O Outro Nome da Amizade”, da Cia. do Tijolo. Em uma mistura de manifestações artísticas com intervenções urbanas, o grupo apresenta personagens como Dom Helder Câmara, Ivone Gebara, Paulo Freire e Patativa do Assaré, que são evocados para pensar o tempo presente.
O público também aproveita algumas experiências virtuais dentro dos espaços expositivos dos participantes do evento. Entre os destaques, a Casa das Rosas mostra o museu e sua relação com a história da Avenida Paulista e o Sesc Avenida Paulista faz uma imersão na exposição “Oficina Molina – Palatnik”, por meio de uma videodocumentação, em dois capítulos.
Quem curte música pode aproveitar a vivência “Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara”, proposta pelo Itaú Cultural. Essas poderosas guerreiras são celebradas de um jeito bem especial, com duração de 60 minutos. É preciso reservar o ingresso aqui.
Fãs de arte contemporânea, não percam o monumento virtual “CHAMA”, uma potente criação de Nuno Ramos. A ideia é homenagear os mortos, como parte do projeto “A Extinção é Para Sempre”.
No Sesc Avenida Paulista está instalada uma chama que deve permanecer acesa por um ano, desde o dia 25 de maio. E há outras velas ao redor do mundo, servindo como guardiãs. Assim, em um dos dias de evento, durante 45 minutos, os espectadores podem acompanhar todo esse fogo.
Também integra o eixo de visitas virtuais um episódio sobre a exposição “João Carlos Martins: 80 Anos de Música”, do Centro Cultural Fiesp.
Poesia também tem espaço nesse grande festival! A Casa das Rosas realiza uma edição online do tradicional Sarau “A Plenos Pulmões” via Google Meet, com curadoria de Paulo D’auria. O microfone fica aberto para todos que quiserem se expressar.
Sentiu falta de um concerto? Não se preocupe! Está programada a live Jean William & Quinteto Bachiana, atividade do Sesi-SP com um repertório cheio de clássicos, como “Eleanor Rigby” (The Beatles), “Your Song” (Elton John), “Sweet Child O’Mine” (Guns N’ Roses) e “Oceano” (Djavan).
A criançada também se diverte na Paulista Cultural. Tem oficinas de contação de histórias e yoga, criação de tambor japonês e antotipia (um processo de impressão fotográfica). Ainda há a exibição do grande sucesso “O Dia Em Que Minha Vida Mudou Por causa De Um Chocolate Comprado Nas Ilhas Maldivas”, peça sobre amizade entre meninos e meninas.
Ufa! Gostou? Esse foi apenas um gostinho do evento. Não esqueça de acessar a programação para saber o horário certo de tudo, bem como os locais de transmissão.
Você sabia?
A Paulista Cultural nasceu em 2018 com objetivo de reforçar o potencial turístico e artístico deste marco da cidade, além de promover um intercâmbio de atividades inédito entre as instituições participantes.
A iniciativa foi um tremendo sucesso! A primeira edição reuniu cerca de 40 mil pessoas na mais paulista das avenidas. Em 2019, esse número subiu para aproximadamente 46 mil. Já em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o megafestival foi adiado. Por isso, em 2021, a Paulista Cultural vem com tudo!
Por Catraca Livre